segunda-feira, maio 25, 2009

Eu devo fazer a cirurgia de redução de estômago?

foto barriga



Candidatos



  • Pessoas que procuram por cirurgia de bypass gástrico, apenas serão consideradas potenciais candidatos se, já tentaram e falharam em perder peso de forma tradicional.


  • Pessoas com alto risco de adquirir doenças por causa da obesidade ou que correm risco de vida, incluindo aqueles que ficaram inválidos, são geralmente os candidatos para passar por esse tipo de cirurgia. Pessoas com uma condição genética que causa a obesidade também são fortes candidatos.


  • Outros candidatos são aqueles que possuem o IMC(Índice de Massa Córporea) extremamente alta (meu caso, IMC = 49), com obesidade há mais de 5 anos, sem histórico de consumo abusivo de álcool ou drogas e sem disfunção psiquiátrica não tratada.



  • Os candidatos possuem geralmente idades entre 18 e 65 anos. Alguns adolescentes também podem ser cirurgiados.




Os riscos



  • Infecção no local da incisão;

  • Embolia pulmonar;

  • Peritonite (inflamação do revestimento da cavidade abdominal (peritoneu) provocada geralmente por uma infecção);

  • Estreitamento da ligação entre o estômago e intestinos;

  • Síndrome de dumping(ocorre quando a comida se desloca rapidamente pelo corpo);

  • Os riscos ainda incluem vômitos, náuseas,sudorese, desmaios, fraqueza, e possível diarréia. Soluços e inchaço podem surgir se o estômago se dilatar.

  • Hérnias e úlceras também podem se desenvolver;

  • Alguns pacientes também desenvolvem deficiências para absorver algumas tipos de substâncias(ferro, cálcio), o que pode desencadear anemia ou osteosporose, se não for tratada. A morte ou um AVC, o que é sucetível de acontecer em qualquer cirurgia;

  • Por essas e outras razões, estou tentando adiar a minha cirurgia, e espero não precisar. A última vez que fui ao gastroenterologista, ele prescreveu todos os exames pré-operatórios;

  • O que me deixou muito apreensivo. Eu não os fiz, e resolvi tomar essa atitude. De encarar de uma vez por todas, essa doença que tenho.



0 comentários: